Esportes e Recreação - Quinta-feira, 30 de Maio de 2019

Dia do Desafio é sucesso em Angatuba

Comunicação

O Dia do Desafio, com o tema “Quando você abraça o desafio, o bem-estar abraça você”, aconteceu (29) na cidade de Angatuba com o objetivo de promover a prática de atividades físicas e esportivas a população. Coordenado pelo Serviço Social do Comércio (SESC) e realizado pela Prefeitura de Angatuba através da Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, o evento ocorre anualmente na última quarta-feira do mês de maio e incentiva a realização de hábitos saudáveis.

Neste ano de 2019 o município concorreu com a cidade venezuelana de Píritu, no entanto o resultado da cidade vencedora sai apenas no dia 6 de junho. Para a coordenação da Secretaria de Esportes o mais importante não é vencer um ranking e sim promover a prática de atividades físicas (os 15 minutos recomendados – segundo estudo publicado na Revista Científica Lancet, aumenta a expectativa de vida em três e reduz o risco em 14% de uma pessoa morrer).

“O gratificante é ver as pessoas fazendo, participando dos exercícios, e ver que esse evento desperta o interesse pela atividade física. É importante perceber o valor que há na prática esportiva, inclusive pelo bem da nossa saúde. Nós nunca nos sentimos derrotados, pois todo ano nos sentimos mais incentivados a alcançar maiores e melhores resultados”, comenta a Coordenação da Secretaria.

Durante todo o dia, mesmo com chuva e tempo instável, das 7h às 22h, toda a população teve a oportunidade de participar de atividades físicas como: voleibol e basquete adaptados, chute ao gol, tênis de mesa, dança e artes marciais. Além das atividades que aconteceram no Ginásio Municipal de Esportes Prof. Jorge Abdelnur “Zizão”, também houveram atividades nas escolas municipais e estaduais do município.

Gabrielle Caroline, 12, estudante da EMEF Professora Maria Isabel Lopes de Oliveira, afirma que foi muito importante participar dessa atividade. “É muito legal esse tipo de atividade na escola, é divertido de participar e todo mundo pode fazer. Às vezes uns ficam com um pouco de vergonha, mas no final todos participam”.

No encerramento do Dia do Desafio, as professoras do município, que foram a Reunião Pedagógica na EMEIF Diva Moraes de Camargo Pucci, também participaram e se movimentaram com o professor Wagner Barros, colocando em prática alguns passos de tae bo.

O evento que teve sua 25ª edição contou com a participação das escolas e pessoas da comunidade, além das empresas parceiras do município que também se dedicaram a causa.

Sobre o evento

O evento nasceu no Canadá, no inverno de 1983, quando o prefeito Clifford Wright, da cidade de Saskatoon, convidou toda a população a caminhar, para que as pessoas pudessem se aquecer enquanto se mexiam. Em 1984 Clifford convidou a cidade vizinha e as duas realizaram juntas a caminhada. Assim iniciava o Dia do Desafio.

Em 1990 a TAFISA (The Association For International Sport for All) se tornou responsável pelo evento, já que tomou maior proporção e até mesmo indo além do Canadá. Em 1995 o SESC-SP começou a coordenadar as atividades do Brasil e dos países da América Latina, como o continente Americano no geral. O evento também conta com o apoio da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura) e da ISCA (International Sport and Cultura Association) e com realização das prefeituras municipais.