Assistência Social - Terça-feira, 02 de Julho de 2019

Oficina "Receitas Saudáveis” tem início no CCI de Angatuba

Comunicação

A Oficina "Receitas Saudáveis" teve início na última segunda-feira (01), no CCI - Centro de Convivência do Idoso "Nelson José dos Santos". A atividade foi promovida pela Prefeitura de Angatuba através do CCI “Nelson José dos Santos”, e tem por objetivo levar aos idosos, receitas que sejam ricas em vitaminas, saborosas e como o nome propõe, saudáveis.

Nessa primeira aula, sendo ministrada por Lívia Poznicov, que é coordenadora do CCI, os participantes aprenderam como fazer um “Brigadeiro de Inhame”. Apesar de parecer atípico, o doce ficou muito saboroso e agradou a todos, ainda mais pelo fato de que todos os que estavam presentes já têm o costume de consumir o inhame cozido e dizem adorar.

Momentos antes de realizarem a receita, Lívia falou um pouco dos benefícios que o inhame traz para a saúde, como por exemplo, auxilia no emagrecimento, dá energia e contribui no ganho de massa muscular, auxilia na prevenção de doenças cognitivas, como o Alzheimer, fortalece o sistema imunológico, controla a quantidade de açúcar no sague, ajuda a prevenir o câncer, entre demais outros benefícios.

José Gaudêncio, 63, que frequenta o CCI e participa assiduamente das atividades que lá são oferecidas, falou que “já tinha conhecimento do inhame e seus benefícios, inclusive sempre consumi, porque em meu sitio eu tenho plantação; mas não tinha conhecimento dessa receita de brigadeiro”, comentou também que gosta muito de inhame por ser natural, saboroso e tão benéfico, e que levaria a receita para fazer em sua casa com a família. E completou dizendo que “todas as pessoas deveriam consumir o inhame por tantos bens que nos traz”.

A oficina "Receitas Saudáveis" vai continuar a acontecer todas as segundas-feiras, às 14h, no CCI - Centro de Convivência do Idoso "Nelson José dos Santos", que está localizado na Rua Domicília Arruda de Melo Pedroso, 120, Vila Nho Ribeiro. A aula é gratuita e podem participar da atividade todos os idosos com mais de 60 anos.

Receita do Brigadeiro de Inhame

Ingredientes:

1 Inhame grande cozido;

1/3 de xícara de açúcar de coco;

1/2 colher de chá de essência de baunilha;

1/2 de leite vegetal ou água do cozimento do Inhame;

1 colher de sopa de óleo de coco;

2 xícaras (cerca de 150g) de chocolate meio amargo ralado (ou quebrado em pequenos pedaços);

Cacau em pó para decorar.

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes, exceto o chocolate, no liquidificador.

Adicione o leite vegetal ou a água (do cozimento do Inhame) aos poucos até formar um creme firme e homogêneo. Ele age como um leite condensado.

Despeje o creme em uma panela, adicione o chocolate meio amargo (ralado ou em pedaços) e leve ao fogo médio até que esteja firme e desgrudando da panela.

Deixe esfriar, faça bolinhas e passe no cacau em pó. Pode-se comer também de colher, conforme desejar.

Observação: Para aqueles que desejarem fazer o leite vegetal, deve-se utilizar: leite de coco (industrializado ou extraído da fruta), e assim diluir uma porção de leite de coco em 3 porções de água, assim não fica com sabor forte.